REVISÃO DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS

COMO OCORRE A COBRANÇA ILEGAL

Ação revisional, ou ação para revisão de contrato de financiamento de veículos (motos, carros e caminhões), é um tipo de processo onde o consumidor pede ao Poder Judiciário a intervenção no contrato com a finalidade de rever determinadas cláusulas contratuais.

Os bancos e as financeiras utilizam artifícios que são vedados por lei, como por exemplo a inserção de despesas acessórias no contrato (CADASTRO / TARIFA DE AVALIAÇÃO / SERVIÇOS DE TERCEIROS / SEGUROS). Algumas dessas tarifas podem ser consideradas abusivas, situação que assegura ao consumidor o direito de rever as cláusulas contratuais.

Afastar essas cobranças do valor total financiado resulta na redução da dívida.

O QUE SE DEVE FAZER

É necessário o auxílio de um profissional com bastante experiência na área, inclusive com noções de matemática financeira, para demonstrar, de forma bastante clara, a prática abusiva inserida no contrato, a sua repercussão na prestação mensal, e o valor correto a ser cobrado com a exclusão dos valores indevidos.

A ação revisional exige prova robusta e bem demonstrada, sob pena de se considerar mera aventura jurídica.

A prática tem demonstrado que somente pela via judicial que se consegue êxito, por mais que bons argumentos sejam expostos aos bancos e financeiras.

TIRE AS SUAS DÚVIDAS

Enviar mensagem: